Sentimentos partidários e antipetismo: condicionantes e covariantes

O artigo investiga, a partir dos dados do Estudo Eleitoral Brasileiro, os sentimentos partidários dos eleitores brasileiros em 2014 e suas relações com dimensões atitudinais e comportamentais. Ênfase especial é dada ao antipetismo, ou seja, ao sentimento negativo que parcela crescente do eleitorado vem manifestando em relação ao PT. Além de analisar a evolução dessas disposições entre 2002 e 2014, o artigo procura identificar o perfil sociodemográfico dos eleitores antipetistas e o impacto dessas disposições negativas sobre variáveis atitudinais (estatismo, igualdade e democracia) e sobre o voto. Os resultados apontam para o decréscimo generalizado dos sentimentos positivos em relação aos partidos, com destaque para o PT. Também indicam efeitos reduzidos do antipetismo sobre atitudes políticas, mas sua forte influência sobre padrões de comportamento eleitoral.

 

RIBEIRO, E.; CARREIRÃO, Y.; BORBA, J. (2016). Sentimentos partidários e antipetismo: condicionantes e covariantes. Opinião Pública, vol. 22, n. 3, pp. 603-637. ISSN 1807-0191.

Autores

Ednaldo Ribeiro, Yan Carreirão e Julian Borba

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CESOP - Centro de Estudos e Opinião Pública